A INSTITUIÇÃO

 

O Centro Social Paroquial do Santíssimo Sacramento (CSPSS) é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), situada na freguesia de Massarelos e Lordelo do Ouro, com sede na Rua Monsenhor Fonseca Soares, 127, Porto.

Esta instituição foi fundada em 1942, com a designação de Patronato de Santa Teresinha do Menino Jesus, por Monsenhor Fonseca Soares, atento a muitas situações de pobreza, nas numerosas ilhas das ruas de Campo Alegre, Arrábida, Bicalho, João de Deus, 5 de Outubro, Avenida da Boavista, Vilar, entre outras. 

Inicialmente começaram por ser admitidas sobretudo meninas, no total de meia centena, e aqui, graças ao serviço de voluntariado aprendiam costura, eram ajudadas nos deveres escolares, merendavam e eram acompanhadas no recreio.

Em 1952, Monsenhor Fonseca Soares integrou o Patronato na "Cruzada do Bem", com a finalidade de obter subsídios oficiais. Em 1960 foi inaugurado um novo edifício, construído de raiz para o efeito pretendido. As irmãs Franciscanas transferiram a comunidade religiosa, para lá e exerceram, durante 43 anos, um papel educativo e exemplar, para sucessivas gerações de famílias. 

Em 13 de março 1983, o atual Pároco, Monsenhor José Pereira Soares Jorge, que sucedeu a Monsenhor Fonseca Soares, em 1976, por sua morte, fundou o Centro Social Paroquial do Santíssimo Sacramento, registado na Direção Geral da Segurança Social no livro nº 2, folha 44 e verso, sob a inscrição 16/84, de 9 de Março de 1984. O Patronato passou a integrar o Centro, sendo desafetado da "Cruzada do Bem", com acordo no Centro Regional da Segurança Social, ocorrido em 31 de julho de 1995, em virtude da saída das irmãs e motivada pela falta de vocações religiosas, passando a ter a designação de Jardim de Infância/ CATL Santa Teresinha do Menino Jesus.

A partir do final do ano letivo de 1995, de acordo com os Estatutos do Centro, a direção é presidida pelo Pároco e cinco ou mais elementos.

No ano lectivo 1996/97 deu-se inicio às actividades do ATL.

Em 29 de julho de 1999 foi adquirida uma vivenda, pela Paróquia, anexa ás instalações do Centro Social, a fim de serem criadas valências de apoio à 3ª Idade. Depois do projecto aprovado, deu-se inicio em 2008 à construção da Casa-Acolhimento Santa Marta, que viria a ser benzida e inaugurada, por Sua Excia. o Senhor Bispo do Porto D. Manuel Clemente a 28 de julho de 2010. Este edifício passou a integrar as valências de SAD-Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio. O Centro de Convívio já vinha funcionando em instalações do edifício da ATL, inaugurado em 1986, assim como o SAD, funcionava desde 2005 em instalações precárias, no Jardim de Infância.

 

 

Ler Mais